Entendendo o tal do algoritmo

Você já deve ter ouvido falar que o sucesso das suas postagens no Instagram depende dos caprichos de um deus todo-poderoso chamado algoritmo. Mas o que é que isso significa? E o que podemos fazer para agradar essa divindade, para que ela trabalhe a nosso favor?

O algoritmo é aquele (ou aquilo) que decide o rankeamento das postagens no Instagram – ou seja, qual postagem aparecerá primeiro para as pessoas quando elas abrirem o feed. Até 2016, a ordem das postagens era cronológica reversa: apareciam das mais recentes para as mais antigas. A partir de então, a plataforma passou a utilizar regras de algoritmo para determinar a ordem de exibição das postagens no feed de cada usuário.

O algoritmo é uma fórmula mais elaborada, que se baseia em inteligência artificial e aprendizado de máquina para proporcionar uma experiência de usuário mais agradável.  De acordo com a conta oficial do @creators no instagram, com a substituição da visualização cronológica pelas regras do algoritmo, cada conta passou a receber ao menos 50% mais visualizações.

A ideia por trás do algoritmo, de acordo com o Instagram, é priorizar contas e tipos de postagens levando em consideração as preferência e comportamentos de cada usuário, criando assim um terreno mais propício para a mais interação. Um usuário vai visualizar com mais destaque contas e tipos de conteúdo com os quais ele já interage com mais frequência.

Como funciona o algoritmo?

Infelizmente, não existe uma fórmula específica para o algoritmo. As regras mudam continuamente, já que a “máquina” vai aprendendo de modo contínuo, de acordo com o comportamento de cada usuário. O algoritmo vai se aprimorando conforme absorve mais informações sobre as preferências dos usuários.

Também é verdade que o Instagram faz um pouco de mistério sobre o assunto, o que acaba propiciando a disseminação de lendas urbanas, que a plataforma vez ou outra desmente em seus canais oficiais.

A informação mais importante e confirmada sobre o algoritmo é que ele valoriza engajamento. Com essa informação, você pode tomar algumas medidas práticas para aumentar as chances das suas postagens serem vistas pelo seu público:

monitore os dados analíticos das postagens

Assim você pode identificar que tipo de conteúdo faz mais sucesso com o seu público, e repetir as fórmulas que deram certo – ou modificar aquilo que não deu o retorno esperado.

incentive interações

Crie conteúdos que incentivem comentários, como respostas a perguntas, competição de legenda, brincadeiras. Faça uma curadoria de conteúdo dos usuários para repostagem. Responda aos comentários do seu público. Não deixe DMs sem resposta.

use as hashtags corretamente

Cada postagem permite que você utilize até 30 hashtags por postagem no feed, e até dez por story. Isso não significa que, quanto mais hashtags, melhor. Utilize somente as que são de fato relevantes para sua marca e para o conteúdo em questão. Dessa maneira, você aumentará as chances de divulgar seu conteúdo para quem está procurando exatamente o que você tem para oferecer.

O algoritmo gosta de ver interação. Por isso, é importante pensar a estratégia de redes sociais não somente com o intuito de ganhar novos seguidores, mas também de promover o engajamento dos seguidores com o seu conteúdo. Se você for capaz de construir uma comunidade em torno da sua marca/produto, agradar o algoritmo será mera consequência.