Por que investir em um bom texto institucional?

O texto institucional funciona como uma apresentação da marca para seu público. Mais do que simplesmente dizer o nome da empresa e quais serviços ou produtos ela entrega, ele é um documento que registra e divulga a razão de existir, objetivos e valores da marca.

Alguns benefícios de um texto institucional de qualidade

  • Ajuda a centralizar as informações essenciais sobre a empresa em um único documento de fácil acesso;
  • é uma ferramenta para garantir coerência no discurso da empresa e em suas ações;
  • auxilia na construção e fixação da identidade da empresa, aumentando o reconhecimento da marca;
  • contribui positivamente com o employer branding, atraindo profissionais que se identificam com a marca e desejam fazer parte da história da empresa;
  • permite aos consumidores escolher marcas que tenham valores e visões de mundo alinhados com os seus.

É preciso que o texto institucional capture e reflita com precisão a essência da marca, para que possa servir como diretriz para todas as ações da empresa – em especial as de comunicação.

Que informações são encontradas no texto institucional?

O texto institucional diz quem a empresa é, por que e para que existe, em que acredita, o que entrega e como entrega.

Um texto institucional pode ser composto das seguintes partes:

Apresentação

Uma breve biografia da empresa, explicando quem ela é: quem são os sócios ou fundadores, que tipo de serviços ou produtos entregam, por que decidiram entregar aquele serviço ou produto, que diferencial oferecem.

A apresentação pode incluir mais detalhes sobre sócios, fundadores e equipe, e até mesmo um histórico cronológico sobre a empresa, contando sobre sua fundação e mudanças que ocorreram ao longo dos anos.

Serviços ou produtos

Nessa seção os serviços e produtos são listados e explicados de forma sucinta, porém menos genérica que na apresentação.

Missão

O texto da missão declara a razão de existir da empresa. De fato, ele é a pedra fundamental para a elaboração do texto corporativo como um todo. A missão da empresa irá nortear o desenvolvimento das outras partes do texto corporativo.

Visão e objetivos

Nessa parte do texto, explicamos onde a empresa deseja chegar. Que impactos almeja ter na vida de seus consumidores, na sociedade e no mundo.

Valores

Que valores guiam as ações da empresa? Essa informação é essencial para que clientes, parceiros e membros da equipe saibam se a empresa compartilha das mesmas preocupações e entendimento de mundo que eles.

 

Manifesto

O manifesto é como uma carta aberta que deixa registrados o propósito, os valores, a “personalidade” e o “tom de voz” da empresa, ajudando a construir a narrativa da marca. Ao invés de enumerar itens, o manifesto conta uma breve história sobre as razões de ser da marca, por vezes de forma mais criativa e lírica. É uma maneira interessante de criar conexão com o público.

As seções do texto institucional não são obrigatórias – podem e devem ser estruturadas de acordo com o estilo de comunicação de cada marca. O mais importante é que ele seja fidedigno à realidade da empresa.

Lembre-se de revisá-lo periodicamente, para verificar se o texto ainda representa a empresa de forma realista – caso ocorram mudanças de direcionamento, é fundamental que ele seja atualizado.

Por último, mas não menos importante: tenha atenção à consistência das informações. O texto corporativo precisa ser coerente com as ações e atividades da empresa, e essa coerência precisa ser refletida em todos os canais de comunicação. Você pode pensar no texto institucional como o texto base que irá direcionar todas as comunicações, tanto em termos de conteúdo quanto de estilo de linguagem.

Com um texto institucional bem formulado você ajudará clientes, parceiros e o público em geral a entender melhor sua empresa, e a reconhecer e se conectar com sua marca.