Cinco dicas para arrasar no employer branding

Já entendeu que o employer branding é importante para sua empresa, mas está sem ideias práticas de como encantar e envolver sua equipe? Vem com a gente!

Abaixo listamos cinco dicas para te inspirar e deixar o employer branding invadir o seu coração (e o da sua equipe, é claro!). Mas não se esqueça de que cada empresa precisa ter sua própria estratégia, elaborada a partir dos seus objetivos, missão, visão e valores, ok? Também é muito importante que suas ações comuniquem claramente o seu EVP (employee value proposition) ou seja, o diferencial que sua empresa oferece como empregadora.

 

1. Capriche na página de carreiras

A página de carreiras do seu site é um canal importante de comunicação com possíveis candidatos a vagas. É necessário que ela seja fácil de encontrar e esteja sempre atualizada com oportunidades em aberto e informações sobre os processos seletivos, como prazos de inscrição. Aproveite este canal para ir além dos anúncios de vaga. Conte um pouco mais sobre a empresa. O que significa fazer parte da sua equipe? O que sua empresa oferece como diferencial aos seus funcionários? Uma ideia é colocar vídeos com depoimentos de membros da equipe contando sobre o dia-a-dia na empresa, ou artigos de blog escritos por pessoas de todos os níveis hierárquicos.

Por último, mas não menos importante: sempre que divulgar um anúncio de vagas nas redes sociais, lembre-se de colocar um link de volta à página de carreiras da sua empresa, ou a uma landing page dedicada!

 

2. Dê visibilidade aos seus talentos

Visibilidade também é uma forma de reconhecimento pelo bom trabalho, dedicação e comprometimento da sua equipe. Uma maneira de dar visibilidade aos seus talentos é encorajando que participem ativamente de blogs e grupos de discussão sobre suas áreas de expertise. Incentive sua equipe a criar conteúdo para as redes sociais sobre os projetos que estão desenvolvendo, por exemplo. Pode ser um artigo ou um vídeo sobre uma nova tecnologia, ou sobre outros assuntos relevantes à área. Peça que compartilhem nas páginas de redes sociais da empresa. Webinars também podem servir como uma forma de sua equipe divulgar e compartilhar conhecimento.

Outra ideia bacana é dar voz à equipe nas campanhas voltadas aos clientes, ou ao público em geral. Quando possível, utilize depoimentos reais, ou dê oportunidade à equipe de escrever o conteúdo de agradecimento aos clientes, mensagens comemorativas em geral, entre outros. Vale também encorajar postagens de artigos e fotos com as hashtags da empresa nas redes sociais, e utilizar fotos reais da equipe de vez em quando, nas suas ações de comunicação, ao invés de recorrer sempre ao banco de imagens. Chame um fotógrafo profissional para registrar o dia-a-dia na empresa, tanto nos momentos de trabalho como nos de descontração.

Além de ser uma forma de reconhecimento para a equipe atual, a visibilidade também funciona como um atrativo para futuros talentos.

 

3. Envolva-se com causas sociais

Diversas pesquisas demonstram que os consumidores escolhem marcas, produtos e serviços baseados em sua atuação e posicionamento sociais, até mesmo boicotando marcas por não aprovarem sua conduta. O mesmo ocorre com os talentos: as pessoas escolhem onde querem ou não trabalhar orientadas pelas ações e posicionamentos sociais e políticos das empresas. Por isso, se os valores, missão e visão de sua empresa estão alinhados com causas e posicionamentos sociais específicos, é importante que isso transpareça na mensagem que você passa para a sua equipe e para funcionários prospectivos. Por exemplo, se sua empresa está engajada com oportunidades iguais para mulheres e tem políticas para isso, certifique-se de que isso é comunicado e divulgado claramente não só no seu material de recrutamento, mas em toda a sua comunicação interna, bem como nas políticas na empresa. Se sua empresa se identifica com sustentabilidade, crie ações e eventos específicos sobre esse tema ao longo do ano, com a participação de toda equipe. Registre e divulgue essas ações por meio de redes sociais, revistas internas, intranet e site. Dê preferência a ações que tenham envolvimento direto da sua equipe, para que seus talentos atuem como embaixadores das causas com as quais se identificam.

 

4. Use as datas comemorativas a seu favor

Aproveite as datas comemorativas para desenvolver e divulgar ações que reforcem os valores da sua empresa e envolvam toda a equipe. Por exemplo, se excelência em atendimento ao cliente é essencial na sua empresa, crie oportunidades para sua equipe agradecer publicamente colegas que prestaram bom atendimento ao longo do ano. Caso oportunidades iguais e diversidade sejam valores essenciais em sua equipe, amplifique os espaços de fala das minorias nas datas comemorativas específicas (mas não somente nessas datas! Garanta que esse espaço de fala existe de verdade dentro da empresa antes de sair fazendo propaganda). Ao invés de simplesmente presentear as mulheres da empresa com flores no dia das mulheres, por exemplo, você pode abrir canais de discussão sobre o tema, ou encorajar mulheres da equipe a falar sobre suas carreiras, trajetórias profissionais, áreas de expertise etc. Faça campanhas internas sobre as datas de conscientização de doenças ou problemas de saúdes específicos.

 

5. Seja coerente

Essa é a mais importante das dicas, e vale para todos os itens acima. Seja consistente e coerente em suas ações. A preocupação com os valores da empresa precisa se fazer sentir o ano todo, em todos os canais de comunicação, políticas e procedimentos da empresa. Ações de comunicação e marketing sem um comprometimento real com causas e valores são facilmente descobertos e são um tiro pela culatra – acabam prejudicando o employer branding da sua empresa.